quarta-feira, 6 de junho de 2012

Plano de aula - orações coordenadas sindéticas


Plano de aula
Orações coordenadas sindéticas
PALMAS - TO  CTI AUGUSTO DOS ANJOS
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental Final
Língua Portuguesa
Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Revisar e reescrever, o próprio texto, observando: a unidade temática; o desenvolvimento do tema; uso das  conjunções coordenadas sindéticas; a adequação necessária em função: do interlocutor, da finalidade do texto e das características do gênero.

 Identificar e corrigir, no texto produzido, inadequações de ordem morfossintática (emprego adequado das conjunções coordenadas) para manutenção da coerência e coesão textual.

Duração das atividades

3 aulas com duração de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O assunto exige que os alunos já tenham conhecimento  dos termos essenciais da oração: sujeito e predicado; como também das classes gramaticais.

Estratégias e recursos da aula
 O trabalho será dividido em dois momentos. No  primeiro momento, que compreende as duas primeiras aulas,  a turma será divida em 5 grupos dispostos da seguinte forma:
grupo 1: oração coordenada sindética aditiva;
grupo  2: oração coordenada sindética adversativa;
grupo 3: oração coordenada sindética alternativa;
grupo 4: oração coordenada sindética explicativa;
grupo 5: oração coordenada sindética conclusiva;
Na sequência, pesquisarão as classes gramaticais nos diversos meios virtuais, no laboratório de informática. Farão um resumo das classes de palavras; e apresentarão à turma em slides no segundo momento, na última aula.

Recursos Complementares
Livros didáticos; Gramáticas; dicionários; vídeos; computador; datashow; som; blog marioeducador.blogspot.com ;

Avaliação
A avaliação será contínua, observando o envolvimento e desenvolvimento das atividades solicitadas pelos grupos, bem como considerado o conhecimento prévio construído pelo aluno. Espera-se que os alunos se envolveram nas pesquisas. Eles adoraram a ideia do trabalho interdisciplinar. A internet, os slides, os editores de imagens e som, tudo contribuirá para uma aprendizagem diferenciada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário